O Role do Yoga na Saúde Mental

Muitas pessoas já estão conscientes dos benefícios físicos da prática regular de yoga, mas também há fortes evidências científicas de que o yoga pode ter um impacto importante na saúde mental. Doenças mentais como depressão, estresse, ansiedade e TEPT são condições que afetam significativamente a vida cotidiana. O yoga pode contribuir para o tratamento de muitas dessas condições, permitindo que os praticantes atinjam um equilíbrio mental, emocional e espiritual.

A prática de movimentos suaves associada à consciência respiratória tem um efeito calmante no sistema nervoso, algo que se denominou de efeito yoga. Isso contribui para um estado mental em que o cérebro entra em modo de repouso, promovendo um estado de calma e relaxamento no praticante. Estudos também indicam que praticar yoga pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de autocompreensão, que o ajudarão a lidar melhor com os desafios da vida cotidiana, aproveitando melhor as oportunidades que surgem ao longo do caminho.

Além disso, a capacidade de compreender melhor a si mesmo leva a um aumento da autoestima

A autoestima tem impacto direto nas decisões diárias que tomamos, possibilitando que nos vejamos de uma forma mais amorosa e compassiva. Assim, a prática regular de yoga pode nos facilitar o processo de entrarmos em contato com nossas necessidades emocionais e levando o praticante a aceitar-se, satisfazendo mais plenamente.

O texto acima "O Role do Yoga na Saúde Mental" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.