A energia renovável é uma fonte de energia derivada da natureza que pode ser usada continuamente sem esgotar os seus recursos. Estas fontes de energia incluem fontes naturais como sol, vento, ondas e fluxo de água, bem como tecnologias emergentes como veículos a combustível de hidrogênio, painéis solares, turbinas eólicas e geradores geotérmicos.

Devido à falta de combustíveis fósseis e aos inúmeros danos ambientais que eles causam, existe uma forte tendência para a adoção de fontes de energia alternativas como fontes renováveis. Estas fontes de energia são limpas e inesgotáveis. Mais importante ainda, elas não contribuem para a poluição ambiental, nem para a mudança climática.

Como pode a energia renovável contribuir para a economia?

A energia renovável é uma forma acessível de gerar electricidade. Ela ajuda a reduzir os custos de energia, pois as fontes renováveis são livres, o que significa que o custo de geração de eletricidade é zero. Além disso, elas podem gerar electricidade sem a necessidade de combustíveis fósseis, o que reduz drasticamente os custos de produção de energia elétrica.

Uma das principais vantagens da energia renovável é a sua capacidade de gerar empregos. Muitas fontes de energia renovável exigem a instalação de sistemas especializados, o que provoca o aumento da procura por profissionais qualificados na área. Isso fomenta o desenvolvimento económico e social no país.

Além disso, a energia renovável também está relacionada com a economia circular. Com a energia renovável, as fontes energéticas são reutilizadas continuamente e não precisam ser recicladas. Desta forma, os materiais podem ser reaproveitados, reduzindo a quantidade de lixo industrial gerado.

O texto acima "O que é Energia Renovável?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.